O que fazer, e como é morar no bairro Centro em São Paulo?
O Centro de São Paulo engloba os distritos da Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Liberdade, República, Sé e Santa Cecília. Oficialmente, a zona central é delimitada pelos distritos da Subprefeitura da Sé. No centro da capital paulista, o passado dá o tom. Prédios que se confundem com a história da cidade e do País são as principais atrações. O Pateo do Collegio apresenta uma construção simples e um belíssimo museu de arte sacra.
- Mosteiro de São Bento - http://mosteiro.org.br/
- Catedral da Sé - https://www.catedraldase.org.br/
- Pinacoteca de São Paulo - http://pinacoteca.org.br/
- Pateo do Collegio - https://www.pateodocollegio.com.br/
- Centro Cultural Banco do Brasil - http://culturabancodobrasil.com.br/portal/sao-paulo/
- Theatro Municipal de São Paulo - https://theatromunicipal.org.br/pt-br/
- Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil - http://www.museubunkyo.org.br/
Jornalistas, intérpretes e empresários.
Atrações históricas, boas opções para almoço, museus e teatros. Região bem servida de transportes.
Ruas agitadas pelo comércio popular.
Falta de opções.
Rodeado por prédios famosos e pontos turísticos da cidade.
As diversas opções de compras e lazer.
O Centro de São Paulo fica perto de todas as regiões da cidade, da marginal Tietê (saída para estradas) e da avenida Paulista. No bairro é possível encontrar objetos que representam os primeiros passos dados pelos colonizadores. Entre os principais templos do Brasil está a Catedral da Sé. Ao redor dela ocorreu uma das maiores manifestações da história brasileira, pelas Diretas Já, em 1984. O Mosteiro de São Bento tem concorridas missas acompanhadas por apresentações de canto gregoriano.
Quem visita a Pinacoteca e a Estação da Luz está ao lado do Bom Retiro, local em que imigrantes de várias nacionalidades e religiões se instalaram no começo do século XX. Por isso, restaurantes de culinária grega, búlgara e coreana são facilmente encontrados. Há também pequenos cafés e restaurantes que servem almoços a quilo para atender a grande demanda dos compradores. Na Liberdade, por sua vez, a boa culinária oriental domina.
A região foi o principal distrito financeiro da cidade até aproximadamente a segunda metade do século XX. A partir da década de 1970, por vários erros de sucessivos governos municipais e pelo desenvolvimento de outras áreas da cidade, muitas empresas começaram a se mudar para outros distritos da cidade.
Jornalistas
Jornalistas, intérpretes e empresários.
Atrações históricas, boas opções para almoço, museus e teatros.
Região bem servida de transportes.
O centro da cidade tem como principal característica o comércio popular.
A rua 25 de março atrai pessoas de todo o Brasil que buscam matéria-prima para a fabricação de roupas, artesanato e até fantasias de Carnaval. Quem procura temperos, comidas e bebidas pode ir direto ao Mercado Municipal, bem ao lado da rua 25 de março. Nas imediações da rua José Paulino, imperam as roupas femininas.
Ver São Paulo de cima é possível no terraço do edifício Itália.
Próximo a ele está um dos edifícios mais conhecidos da cidade: o Copan, de Oscar Niemeyer. Outros prédios famosos são o da Bolsa de Valores e o da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, no centro velho. Já no bairro da Liberdade, bem ao lado da Sé, as lanternas vermelhas, o Torii (portal sagrado oriental) e portão xintoísta dão um clima exótico às ruas.
Os arredores da Estação da Luz em pleno processo de revitalização. A própria estação é uma atração, principalmente por seus vitrais em art déco. O Mercado Municipal, a Pinacoteca do Estado, a Sala São Paulo, a Catedral da Sé, o Pateo do Collegio, o Solar da Marquesa de Santos, o Jardim da Luz, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Theatro Municial, o Mosteiro de São Bento, o Viaduto do Chá, o Museu de Arte Sacra, o Museu da Imigração Japonesa, o Shopping Light e a Galeria do Rock são verdadeiras paradas obrigatórias na região.
Escritório de São Paulo
Rua Alvares Penteado, 185 - conj. 202
Centro
CEP. 01012-001
Telefone 11 3105-6300
contato@marcelolara.com.br
Marcelo Lara. Todos os direitos reservados 2020.